tag:blogger.com,1999:blog-59375058613101312512024-03-08T11:27:20.944-08:00Pedagogia 100 demagogiaAdriana Amaralhttp://www.blogger.com/profile/08693799615495374655noreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-5937505861310131251.post-53763433305280580052010-03-01T14:21:00.001-08:002010-03-01T14:26:50.169-08:00Ao professor Márcio, ao grupo de São Gabriel e a toda turma.Meus sinceros agradecimentos pela paciência que tiveram comigo, visto ter sido para mim, um semestre atípico, uma vez que minha mãe de 72 anos se acidentou e tive que ficar dois meses com ela em Salvador para que a mesma fizesse uma cirurgia. Após muitas lutas e orações, tudo deu certo, Deus é bom e sabe amar. Um grande abraço ao meu querido grupo de São Gabriel e toda turma, em especial Alcione, Ana Cássia e Judite, que é corajosa p'ra valer. Professor, você é maravilhoso, parabéns pelo lindo trabalho, e eu que tenho "alergia" a tecnologia, consegui, até que enfim, criar o blog e postar o que desejava, devo isto a você. Uma grande vitória para mim. Obrigada por tudo. Sucesso sempre!Adriana Amaralhttp://www.blogger.com/profile/08693799615495374655noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-5937505861310131251.post-47270380693937198302010-03-01T14:17:00.000-08:002010-03-01T14:20:55.622-08:00Artes VisuaisUm texto sobre artes visuais, extraído na íntegra do Site do Ministério da Cultura. Depois da disciplina Arte e Educação, com o professor Reginaldo, acredito que toda a turma, vê arte por um outro prisma.<br /><br />Linguagens artísticas<br />Proporcionar a capacitação e a profissionalização dos trabalhadores culturais como política estratégica para as linguagens e a experiência estética<br />O campo das linguagens desenvolve-se com base na experiência técnica, pesquisa e acesso aos meios de produção e difusão. O fato de alguns artistas populares terem conseguido desenvolver suas habilidades sem qualquer apoio não deve encorajar a crença na espontaneidade ou elogio à precariedade. O desenvolvimento das artes requer apoio e instituições formadoras e mediadoras. Os artistas e técnicos da produção cultural necessitam permanentemente de recursos para sua especialização e atualização. É preciso valorizar e qualificar as instituições de capacitação existentes - como a Escola Nacional de Circo - e criar novas estruturas para articular uma ampla política de oferta de ensino técnico e cursos universitários. Além disso, deve-se apoiar, desde cedo, a profissionalização do artista e dos trabalhadores culturais, ampliando, inclusive, sua adesão a programas de previdência social.<br /><br />Ampliar o reconhecimento da multiplicidade das artes e dos artistas visuais<br />O campo das artes visuais não expressa efetivamente uma valorização eqüitativa das expressões simbólicas das diferentes regiões e grupos populacionais brasileiros, tanto no que diz respeito ao circuito expositivo quanto às cadeias econômicas relacionadas a essa linguagem. O desconhecimento público e a carência de espaços de reflexão sobre a história da arte brasileira restringem a circuitos de elite a avaliação e a circulação da produção, legitimada por poucos representantes do pensamento crítico e estético. É necessário desenvolver atividades que levem à formação de público e ao reconhecimento da multiplicidade dos artistas visuais. Entre as principais estratégias para a superação dessa problemática estão o fortalecimento do ensino e da pesquisa sobre as artes visuais, a ampliação de sua visibilidade na mídia, o apoio financeiro à produção, difusão e desconcentração das cadeias produtivas e o fortalecimento da gestão pública dos espaços de fruição da estética visual.<br /><br />A oferta de cursos de graduação relacionados às artes visuais (englobando belas-artes, artes plásticas, artes visuais, artes e mídia, design e outros) está concentrada em São Paulo e nos três estados do Sul, que detêm cerca de 70% do total. Rio de Janeiro e Minas Gerais abrigam juntos 19% dos cursos dessa modalidade.<br /><br />Fonte: Sinopses Estatísticas da Educação Superior - Graduação 1995-2005 / INEP: www.inep.gov.br/superior/censosuperior/sinopse/default.asp.<br />Tornar o Brasil um grande produtor e exportador de audiovisual<br />O conteúdo audiovisual brasileiro é um ativo de importância cada dia mais estratégico na vida nacional e na inserção global do país. A emergência de novos meios de difusão digital, especialmente a televisão e a internet de banda larga, oferece uma oportunidade decisiva para a distribuição e a exibição da produção audiovisual em língua portuguesa.<br /><br />Nesse contexto, é preciso reconhecer a centralidade da televisão na cultura brasileira, que está presente em 98% dos lares do país. No entanto, apesar do crescimento relevante de nossa produção, o mercado cinematográfico brasileiro ainda está concentrado nas mãos de poucas empresas internacionais. Por outro lado, os canais de televisão contrariam uma prática global, produzindo quase tudo o que veiculam de conteúdos nacionais. Restringem, assim, o espaço para a produção independente e a expressão da diversidade.<br /><br />Por isso, o Brasil precisa regionalizar sua infra-estrutura de produção, fortalecendo produtores, distribuidores e programadores nacionais diante da enorme demanda de conteúdo que surge com os novos canais de exibição. O Brasil tem o enorme desafio de apoiar a produção e a distribuição desses conteúdos nacionais e de regular a atividade econômica, para garantir espaço e competitividade à produção de todo o território. A desvinculação entre televisão aberta e produção independente sempre foi um entrave para o desenvolvimento de um modelo de indústria audiovisual mais republicano. O Estado deve apoiar essa aproximação também por meio de mecanismos de fomento.<br /><br />No cinema, há ainda os desafios da qualificação da formação, da desconcentração e do fortalecimento tecnológico - além do apoio a novos agentes econômicos que possam atuar nessa complexa e exigente economia de forma competitiva. Por fim, deve-se aproveitar as oportunidades da era digital para estimular a proliferação de formas de registro e expressão audiovisualAdriana Amaralhttp://www.blogger.com/profile/08693799615495374655noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5937505861310131251.post-17536397347113270892010-03-01T14:10:00.000-08:002010-03-01T14:11:55.681-08:00FanatismoEste lindo poema, musicado pelo grande Fagner, muito lindo, é perfeito.<br /><br />Fanatismo <br />Minhálma, de sonhar-te, anda perdida <br />Meus olhos andam cegos de te ver!<br />Não és se quer razão do meu viver,<br />Pois que tu és já toda a minha vida!<br /><br />Não vejo nada assim enlouquecida...<br />Passo no mundo, meu amor, a ler<br />No misterioso livro do teu ser<br />A mesma história tantas vezes lida!<br /><br />"Tudo no mundo é frágil, tudo passa..."<br />Quando me dizem isto, toda a graça<br />Duma boca divina fala em mim!<br /><br />E, olhos postos em ti, digo de rastros:<br />"Ah! Podem voar mundos, morrer astros,<br />Que tu és como Deus: Princípio do Fim!..."<br /><br />Florbela EspancaAdriana Amaralhttp://www.blogger.com/profile/08693799615495374655noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5937505861310131251.post-5519872367058256012010-03-01T14:04:00.000-08:002010-03-01T14:08:40.868-08:00Florbela EspancaNão poderia deixar de registrar neste, que é o meu primeiro Blog, algumas frases de poemas da grande Florblea Espanca, que eu amo!!!!!!!!!!!<br /><br /><br />"A vida é sempre a mesma para todos: rede de ilusões e desenganos. O quadro é único, a moldura é que é diferente."<br /><br />"Se penetrássemos o sentido da vida seríamos menos miseráveis."<br /><br />"Quem disser que pode amar alguém durante a vida inteira é porque mente."<br /><br />"Há uma primavera em cada vida: é preciso cantá-la assim florida, pois se Deus nos deu voz, foi para cantar! E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada que seja a minha noite uma alvorada, que me saiba perder...para me encontrar...."Adriana Amaralhttp://www.blogger.com/profile/08693799615495374655noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5937505861310131251.post-82035211249528783422010-03-01T14:02:00.001-08:002010-03-01T14:02:58.414-08:00Eu EtiquetaEu, etiqueta<br /><br />Em minha calça está grudado um nome<br /><br />Que não é meu de batismo ou de cartório<br /><br />Um nome... estranho<br /><br />Meu blusão traz lembrete de bebida<br /><br />Que jamais pus na boca, nessa vida,<br /><br />Em minha camiseta, a marca de cigarro<br /><br />Que não fumo, até hoje não fumei.<br /><br />Minhas meias falam de produtos<br /><br />Que nunca experimentei<br /><br />Mas são comunicados a meus pés.<br /><br />Meu tênis é proclama colorido<br /><br />De alguma coisa não provada<br /><br />Por este provador de longa idade.<br /><br />Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,<br /><br />Minha gravata e cinto e escova e pente,<br /><br />Meu copo, minha xícara,<br /><br />Minha toalha de banho e sabonete,<br /><br />Meu isso, meu aquilo.<br /><br />Desde a cabeça ao bico dos sapatos,<br /><br />São mensagens,<br /><br />Letras falantes,<br /><br />Gritos visuais,<br /><br />Ordens de uso, abuso, reincidências.<br /><br />Costume, hábito, premência,<br /><br />Indispensabilidade,<br /><br />E fazem de mim homem-anúncio itinerante,<br /><br />Escravo da matéria anunciada.<br /><br />Estou, estou na moda.<br /><br />É duro andar na moda, ainda que a moda<br /><br />Seja negar minha identidade,<br /><br />Trocá-lo por mil, açambarcando<br /><br />Todas as marcas registradas,<br /><br />Todos os logotipos do mercado.<br /><br />Com que inocência demito-me de ser <br /><br />Eu que antes era e me sabia<br /><br />Tão diverso de outros, tão mim mesmo,<br /><br />Ser pensante sentinte e solitário<br /><br />Com outros seres diversos e conscientes<br /><br />De sua humana, invencível condição.<br /><br />Agora sou anúncio<br /><br />Ora vulgar ora bizarro.<br /><br />Em língua nacional ou em qualquer língua<br /><br />(Qualquer, principalmente.)<br /><br />E nisto me comprazo, tiro glória<br /><br />De minha anulação.<br /><br />Não sou - vê lá - anúncio contratado.<br /><br />Eu é que mimosamente pago<br /><br />Para anunciar, para vender<br /><br />Em bares festas praias pérgulas piscinas,<br /><br />E bem à vista exibo esta etiqueta<br /><br />Global no corpo que desiste<br /><br />De ser veste e sandália de uma essência<br /><br />Tão viva, independente,<br /><br />Que moda ou suborno algum a compromete.<br /><br />Onde terei jogado fora<br /><br />meu gosto e capacidade de escolher,<br /><br />Minhas idiossincrasias tão pessoais,<br /><br />Tão minhas que no rosto se espelhavam<br /><br />E cada gesto, cada olhar,<br /><br />Cada vinco da roupa<br /><br />Sou gravado de forma universal,<br /><br />Saio da estamparia, não de casa,<br /><br />Da vitrine me tiram, recolocam,<br /><br />Objeto pulsante mas objeto<br /><br />Que se oferece como signo de outros<br /><br />Objetos estáticos, tarifados.<br /><br />Por me ostentar assim, tão orgulhoso<br /><br />De ser não eu, mar artigo industrial,<br /><br />Peço que meu nome retifiquem.<br /><br />Já não me convém o título de homem.<br /><br />Meu nome noco é Coisa.<br /><br />Eu sou a Coisa, coisamente.<br /><br />(Carlos Drummond de Andrade)Adriana Amaralhttp://www.blogger.com/profile/08693799615495374655noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5937505861310131251.post-91916532851160570262010-03-01T13:46:00.000-08:002010-03-01T13:58:50.114-08:00Espelho D`aguaUm filme belíssimo, que trata de relatar as histórias dos ribeirinhos que vivem as margens do Rio São Francisco, seu modo de vida, seus anseios, suas preocupações e sua fé.<br />Com o objetivo de observamos no filme as diversas formas de linguagens apresentadas é que assistimos ao filme e nos encantamos com as lendas contadas por dona Penha aos seus netos, com a canoa Sidó, que falava e que sentia todas as dores da devastação do meio ambiente provocada pelo homem.<br />O filme trás a linguagem visual da fotografia, onde a fotografia era feita do espelho d`água e não da realidade daquele rio. <br />Quando Henrique, papel de Fábio Assunção, interage com aquelas comunidades ribeirinhas é que ele começa a perceber o verdadeiro sentido do rio para aquele povo.Adriana Amaralhttp://www.blogger.com/profile/08693799615495374655noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-5937505861310131251.post-65230124783649151472010-02-21T11:06:00.000-08:002010-03-01T13:42:10.634-08:00Memorias de AulasHouve no auditório da faculdade uma palestras com as pessoas do CAPS, era o dia 14 de outubro de 2009, e fiquei feliz por ver aquelas pessoas aqui na faculdade, visto que no 2º Semestre au fui ao CAPS, para observação na disciplina de P.P.P., então não era novidade para mim os assuntos alí discutidos, onde o Sr. Anderson discorreu sobre as ações e projetos do Centro de Apoio Psicossocial.<br />O CAPS é um centro de apoio comunitário que oferece gratuitamente tratamento para pessoas com transtornos mentais e seu objetivo não é só de cuidar dos usuários, mas também cuidar e estabelecer uma relação de confiança entre os usuário e funcionários e isso é o que diferencia o centro de apoio de um hospício ou sanatório.<br /><br /><br /><br /><br /><br />Memória da 1ª aula de Linguagens e Educação <br />Na primeira aula, da disciplina Linguagens e Educação, ministrada pelo professor Márcio, o mesmo se apresentou e pediu que nós nos apresentássemos, quando houve uma interação entre todos os presentes, a sala de aula contava com 90% dos alunos presentes, foi um momento muito importante para todos nós, pois aconteceu a socialização entre os alunos e o professor Márcio, onde pudemos demonstrar todas as nossas expectativas em relação à disciplina e ao 5º Semestre que estava iniciando. <br />Diante das explanações feitas pelo professor Márcio, pudemos observar que linguagem trata-se de todo e qualquer sistema de signos que serve de meio de comunicação de idéias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos e gestuais e que há vários tipos de linguagens quais sejam: visual, auditiva e que embora os animais também se comuniquem, a linguagem no seu sentido mais complexo pertence apenas ao homem. A linguagem pode demonstrar: emoção, podendo também ser fonte de informação, etc.Adriana Amaralhttp://www.blogger.com/profile/08693799615495374655noreply@blogger.com1